sábado, 5 de março de 2011

Brincar com as palavras...


Sou o P de palhaço
Que adora fazer palhaçadas
Do nome Paulo.
Quando aterro na papoila
Logo nascem pétalas de cor púrpura.
Resta-me um palpite para não haver azar.
Paulo, Pedro, Paula tudo me chamam,
Até pantera!
Pedem-me para perdoar, mas não tem perdão,
Perco logo toda a pena.

Paulo


Sou o B de borboleta,
Que adora voar.
De nome Bruna,
Quando bebo logo cresço um bocado.
Bruna, Beatriz, Bebiana tudo me chamam,
Até Balbina!
Pedem-me para beber, mas não tenho sede.

Bruna





Sou o P de palhaço,
Que adora pantominas,
Do nome Pedro.
Quando passo pelo circo
Logo as pessoas batem palmas,
Resta-me passar a mão para não haver azar.
Paulo, Pedro, me chamam,
Até palerma!
Pedem-me para ajudar, mas só tenho uma perna,
Perco logo todo o empenho.

Pedro


Sou o J de jogador,
Que adora jogos no jardim,
Do nome José.
Joana, João, tudo me chamam,
Até Jota!
Pedem-me para ir à jaula,
Mas perco logo o juízo, junto do juiz.

José







Sou o T de terça,
Que tenho de tentar,
Do nome Tatiana.
Quando tenho um tesouro para enterrar,
Logo nascem tesourinhos.
Resta-me trocar a telha do telhado.
Tânia, Tiago, Teresa tudo me chamam,
Até tontinha!
Pedem-me para tentar, mas não tenho tentáculos.
Perco logo a intenção da tentativa.

Tatiana


Sou o S de Salamandra,
Que adora saltar,
Do nome Samanta.
Quando saltito na sala,
Logo fico toda suja.
Resta-me sofrer para não haver azar.
Sónia, Sandra tudo me chamam…
Até santa!
Pedem-me para saltar a poça, mas não tenho água,
Perco logo todo o sono!

Samanta


Sou o M de macio,
Que adora macaco,
Do nome Marta.
Quando ando na mata,
Logo saltam macacos das árvores.
Martim, Margarida, Magda, Marta,
Tudo me chamam…
Até maluca!
Pedem-me para amarrar o menino,
Perco logo todo o mimo.

Marta


Sou o F de fada,
Que gosta de fadar.
Do nome Francisca,
Que vai para França falar francês.
Logo fazem fatos de fazenda,
Resta-me falar para não haver azar.
Francisca, Frederico, tudo me chamam…
Até o feriado!
Pedem-me para fazer, mas não falta nada,
Perco logo toda a fama.

Francisca


Sou o B de burro,
Que gosta da liberdade,
Do nome Beatriz,
Logo borboletas a bailar.
Resta-me voar para não haver azar.
Bebiana, Bruna, Beatriz, Bruno.
Até Bia!
Incrível! Até bombeiro.

Beatriz Neto



Sou o M de macaco,
Que adora bananas.
Do nome Margarida, Manuel.
Quando a menina joga à macaca,
Logo nascem margaridas.
Resta mascarar-me para não haver azar.
Marta, Martins, Margarida, tudo me chamam…
Até maluca!
Pedem-me para mandar, mas não mando,
Enrolo-me às ondas, cheio de medo.

Ana Margarida

Os alunos do 2º/3º anos

Sem comentários:

Enviar um comentário